Almôndegas com favas e limão



Se você é fã de almôndegas como eu, esta é uma receita que vale a pena experimentar. A mistura de especiarias deixa um cheiro emocionante na casa, e as almôndegas não precisam de nada mais do que uma tigela de arroz para acompanhar.


A receita foi adaptada do livro Jerusalem, do Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi.


Ingredientes


Para o molho


5 colheres de sopa de azeite

400 g de favas congeladas (se não encontrar, use ervilhas)

1 colher de chá de tomilho seco

6 dentes de alho fatiados

8 cebolinhas picadas

1 colher de sopa de salsinha

1 colher de sopa de hortelã

1 colher de sopa de endro

1 colher de sopa de coentro

2 e 1/2 colheres de sopa de caldo de limão siciliano

500 ml de caldo de galinha

sal e pimenta do reino


Para as almôndegas


500 g de carne moída

1 cebola média bem picada

120 g de farinha de rosca

2 colheres de sopa de salsinha

2 colheres de sopa de hortelã

2 colheres de sopa de endro

2 colheres de sopa de coentro

2 dentes de alho grandes amassados

1 colher de sopa de baharat*

1 colher de sopa de cominho em pó

2 colheres de chá de alcaparras picadas

1 ovo batido


Preparo


Coloque todos os ingredientes das almôndegas em uma tigela grande. Adicione 3/4 de colher de chá de sal e bastante pimenta do reino. Misture bem com as mãos e molde bolinhas.


Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira larga, que tenha tampa. Doure metade das almôndegas em fogo médio, virando até dourar de todos os lados. Retire, adicione mais 1/2 colher de sopa de azeite à panela e frite outra porção. Reserve.


Limpe a frigideira com um papel toalha e aqueça o restante do azeite na mesma panela. Acrescente o tomilho, o alho e a cebolinha e salteie em fogo médio por 3 minutos. Adicione o caldo de limão siciliano, o caldo de frango e tempere com sal e pimenta do reino. Adicione as almôndegas, tampe e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Depois acrescente as favas e cozinhe por mais 5 minutos. Finalize com as ervas frescas e sirva.


*Baharat é uma mistura de especiarias e é possível encontrar já pronto no mercado. Eu fiz a mistura (também tirei a receita do livro Jerusalem) e você pode fazer também. Para fazer, é só moer os seguintes ingredientes até obter um pó fino ou, se preferir, misturar todos os ingredientes já em pó: 1 colher de chá de grãos de pimenta do reino, 1 colher de chá de sementes de coentro, 1 pau de canela pequeno grosseiramente picado ou ralado, 1/2 colher de chá de cravo, 1/2 colher de chá de pimenta da jamaica em pó, 2 colheres de chá de sementes de cominho, 1 colher de chá de cardamomo, 1/2 noz-moscada ralada.

Rendimento: 5 a 6 porções (aprox. 20 almôndegas)