Bebidas infusionadas



Infusionar bebidas alcoólicas é uma forma de deixar seus drinks mais interessantes. Um gin infusionado, por exemplo, eleva uma gin tônica comum a outro patamar!


A receita é simples e não tem muita medida: doses de bebidas como whisky, vodca e gin com cascas de frutas, ervas, café e outras coisas aromáticas. Aqui compartilho meus últimos testes: whisky infusionado com grãos de café, gin com cascas de tangerina (cheirosíssimo e zero desperdício!) e gin com alfazema e cascas de limão siciliano.


Quanto mais tempo você deixar, mais forte o sabor ficará. A partir de 5 dias já fica bem legal.


Whisky infusionado com café


A medida que usei foi de 4 doses de whisky para 1 colher de sopa de café. O ideal é usar um café artesanal, de qualidade, moído grosso, como se fosse para prensa francesa. Quanto melhor o café, melhor a infusão. Mas se não puder moer seu café, pode ser em pó mesmo que funciona super bem também.


A partir de 5 dias você já terá um whisky bem saboroso. O último que fiz deixei por 2 semanas e ficou delicioso. Depois, é só coar o whisky no coador de café e aproveitar!


Clica aqui pra ver a receita de um drink delícia que preparei com o whisky infusionado de café.


Gin infusionado com tangerina


Aqui usei 4 doses de gin e a casca de 1 tangerina. Lavei bem a casca e coloquei no pote com o gin. Deixei por 1 semana.


Depois é só tirar a casca e descartar e usar o líquido.


Gin infusionado com alfazema e limão siciliano


Para esta infusão usei o mesmo processo: 4 doses de gin, ramos de alfazema e a casca de 1 limão siciliano pequeno. O sabor desse demorou mais para pegar, então deixei 2 semanas.


Eu tenho um vasinho de alfazema na varanda, mas se não tiver acesso a essa erva, pode substituir por alecrim.


***


Essa medida de 4 doses fiz para testar, mas você pode infusionar uma garrafa inteira da bebida da sua preferência. E usar a criatividade! Cascas de limão, de abacaxi, tangerina, maçã, ramos de tomilho, alfazema e alecrim, favas de baunilha, paus de canela, cravo e bagos de cardamomo... tudo isso dá excelentes infusões pra você curtir um drink diferentão :)