Berinjela com carne e amêndoas



Esta receita é um escândalo.


Cheirosa, cheia de especiarias, ela transporta a gente lá para o outro lado do mundo, tudo num prato só. Apesar de alguns ingredientes pouco usuais, é fácil de fazer e deixa a casa inteira cheirando a condimentos!


A receita é do Yotam Ottolenghi, do livro Jerusalem, publicado pela Companhia das Letras, com algumas adaptações: berinjelas ao estilo turco.


Ingredientes


4 berinjelas médias cortadas ao meio longitudinalmente (1,2 kg)

6 colheres de sopa de azeite

1 e 1/2 colher de chá de cominho em pó

1 e 1/2 colher de sopa de páprica doce

1 colher de sopa de canela em pó

2 cebolas médias bem picadas (340 g)

500 g de carne de boi moída (usei alcatra; na receita original usa-se cordeiro)

50 g de amêndoas picadas (na receita original usa-se pinoli)

20 g de salsinha picada (aprox. duas colheres de sopa)

2 colheres de chá de extrato de tomate

3 colheres de chá de açúcar

150 ml de água

1 e 1/2 colher de sopa de caldo de limão siciliano

1 colher de chá de pasta de tamarindo

4 ramas de canela

sal e pimenta do reino a gosto




Preparo


1. Preaqueça o forno a 220 °C. Coloque as metades de berinjela, com a casca voltada para baixo, numa assadeira grande. Pincele a polpa com 4 colheres de sopa de azeite e tempere com 1 colher de chá de sal e bastante pimenta do reino. Asse por cerca de 20 minutos, até dourar. Retire do forno.


2. Enquanto isso, comece a preparar o recheio aquecendo o restante do azeite numa frigideira grande. Junte o cominho, a páprica e a canela em pó e coloque metade dessa mistura na panela, com as cebolas. Refogue em fogo médio-alto por cerca de 8 minutos, mexendo sempre, antes de acrescentar a carne, as amêndoas, a salsinha, o extrato de tomate, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de sal e um pouco de pimenta do reino. Continue a cozinhar e mexer por mais 8 minutos, até que a carne esteja cozida.


3. Coloque o restante da mistura de especiarias numa tigela e acrescente a água, o caldo de limão, o tamarindo, o restante do açúcar, as ramas de canela e 1/2 colher de sal. Mexa bem.


4. Baixe a temperatura do forno para 175-195 °C. Despeje a mistura de especiarias no fundo da assadeira com as berinjelas. Coloque colheradas da mistura de carne sobre cada berinjela. Cubra a assadeira frouxamente com papel alumínio e asse por 1h30, até que as berinjelas estejam completamente macias, e o molho, espesso; duas vezes durante o cozimento, regue as berinjelas com o molho adicionando um pouco de água se ele secar. Sirva com arroz basmati.


Rendimento: 4 a 6 porções