Boeuf Bourguignon


receita de boeuf bourguignon, ensopado francês

Poucas coisas me confortam mais do que uma comida cheia de molho, pra comer com massa, batatas ou uma bela fatia de pão. Pra mim é um bom começo para curar doença, tristeza ou um coração partido.


E pra esses casos um boeuf bourguignon vai mais do que bem. É um ensopado típico da França, que leva carne, mini cebolas, vinho e cogumelos.


A receita original é demorada, de cozimento lento e longas horas de marinada, e minha versão é mais vapt-vupt, feita na pressão. Em todo caso, você precisa se programar para deixar a carne no tempero por pelo menos 4h.


Anota aí:


Ingredientes


1 kg de acém

150g de bacon

2 cenouras

1 cebola espetada com cravos

300g de mini cebolas (aprox. 10 unidades)

200g de cogumelos Paris

2 colher de sopa de manteiga

2 colher de sopa de farinha de trigo

2 bouquet garni de louro e tomilho

750 ml de vinho tinto

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite para dourar



Preparo


1. Comece com a marinada. Em uma tigela adicione a carne cortada em cubos, as cenouras em rodelas grossas, 1 cebola descascada, cortada ao meio e espetada com cravos, 1 bouquet garni (amarre ramos de tomilho e duas folhas de louro com um barbante) e o vinho tinto. Tampe e deixe repousar na geladeira por 12h.


2. Retire a carne da marinada e reserve o vinho e as cenouras. Descarte a cebola e o bouquet garni.


3. Na panela de pressão, derreta 1 colher de sopa de manteiga com um fio de azeite. Doure a carne, retire a carne da panela e reserve.


4. Acrescente o bacon em cubos. Quando dourar, devolva a carne para a panela e acrescente a cenoura. Salpique duas colheres de sopa de farinha de trigo, mexa e doure por 2 minutos. Adicione o vinho coado, um novo bouquet garni e complete com água até cobrir a carne. Tampe e conte 40m quando começar a apitar.


5. Descasque as mini cebolas e corte os cogumelos em metades. Aqueça 1 c. sopa de manteiga em uma frigideira e doure-os. Reserve.


6. Abra a panela de pressão e acrescente as cebolas e cogumelos. Cozinhe por mais 15 minutos e sirva.


Rendimento: 6 porções