
Poucas coisas me confortam mais do que uma comida cheia de molho, pra comer com massa, batatas ou uma bela fatia de pão. Pra mim é um bom começo para curar doença, tristeza ou um coração partido.
E pra esses casos um boeuf bourguignon vai mais do que bem. É um ensopado típico da França, que leva carne, mini cebolas, vinho e cogumelos.
A receita original é demorada, de cozimento lento e longas horas de marinada, e minha versão é mais vapt-vupt, feita na pressão. Em todo caso, você precisa se programar para deixar a carne no tempero por pelo menos 4h.
Anota aí:
Ingredientes
1 kg de acém
150g de bacon
2 cenouras
1 cebola espetada com cravos
300g de mini cebolas (aprox. 10 unidades)
200g de cogumelos Paris
2 colher de sopa de manteiga
2 colher de sopa de farinha de trigo
2 bouquet garni de louro e tomilho
750 ml de vinho tinto
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite para dourar
Preparo
1. Comece com a marinada. Em uma tigela adicione a carne cortada em cubos, as cenouras em rodelas grossas, 1 cebola descascada, cortada ao meio e espetada com cravos, 1 bouquet garni (amarre ramos de tomilho e duas folhas de louro com um barbante) e o vinho tinto. Tampe e deixe repousar na geladeira por 12h.
2. Retire a carne da marinada e reserve o vinho e as cenouras. Descarte a cebola e o bouquet garni.
3. Na panela de pressão, derreta 1 colher de sopa de manteiga com um fio de azeite. Doure a carne, retire a carne da panela e reserve.
4. Acrescente o bacon em cubos. Quando dourar, devolva a carne para a panela e acrescente a cenoura. Salpique duas colheres de sopa de farinha de trigo, mexa e doure por 2 minutos. Adicione o vinho coado, um novo bouquet garni e complete com água até cobrir a carne. Tampe e conte 40m quando começar a apitar.
5. Descasque as mini cebolas e corte os cogumelos em metades. Aqueça 1 c. sopa de manteiga em uma frigideira e doure-os. Reserve.
6. Abra a panela de pressão e acrescente as cebolas e cogumelos. Cozinhe por mais 15 minutos e sirva.
Rendimento: 6 porções