Canja de galinha com feijão branco




Não sei por quê, os arrozes boiando na canja de galinha me incomodam. Mas a verdade é que canja é o auge da comida-conforto, então tenho essa versão de canja feita com feijão branco: uma sopa encorpada e com gosto de casa de vó.


Aqui na receita vou dar o passo a passo pra fazer ela do zero, mas aqui em casa geralmente faço com as sobras do frango assado: para o caldo uso a carcaça (só ferver com água por uns 30 minutos e depois coar) e desfio a carne que sobrou. Fica a dica ;)


Ingredientes


1 peito de frango com osso e pele

1 xícara de chá de feijão branco

2 cenouras

1 cebola

2 litros de água

1 folha de louro

2 colheres (chá) de sal

1/2 colher de chá de cominho

pimenta do reino a gosto


Preparo


Para o feijão


1. Deixe o feijão de molho de 4 a 8 horas. Descarte a água do molho.


2. Leve o feijão à panela de pressão, adicione meio litro de água e cozinhe em fogo alto até a panela começar a chiar. Depois, diminua o fogo para baixo, conte 20 minutos e desligue. Espere sair o vapor para abrir a panela e descarte a água do cozimento.


Para a canja


1. Descasque e corte a cenoura em cubinhos. Descasque a cebola e corte-a ao meio.


2. Em uma panela grande, coloque o peito de frango, a cebola e o louro. Cubra com a água e cozinhe em fogo médio por 40 minutos.


3. Retire o peito de frango, o louro e a cebola.


4. Tempere o caldo com o sal e cominho, adicione o feijão cozido e a cenoura. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.


5. Desfie metade do peito de frango com um garfo (a outra metade você pode guardar para fazer outra receita), descartando a pele, e adicione ao caldo. Tempere com pimenta do reino e sirva com um fio de azeite.


Rendimento: 4 a 6 porções