Conchiglione com gorgonzola e amêndoas



Das massas recheadas, o conchiglione é a minha favorita. Primeiro porque é linda, depois porque é fácil de fazer. O visual fica incrível sem muito trabalho!


E o recheio dessa receita também é o meu favorito, mas você pode substituir o queijo gorgonzola por outro queijo da sua preferência e trocar as amêndoas por outra oleaginosa - o importante é manter a ricota para dar estrutura e alguma coisa que crie uma textura crocante. Também funciona super bem para rechear ravióli, canelone e rondelli.


Ah, e é daquelas receitas que você pode preparar no dia anterior para finalizar no dia seguinte. É só deixar tudo montado na geladeira e colocar no forno na hora de comer.


Ingredientes


500 g de massa tipo conchiglione

300 g de ricota

200 g de queijo gorgonzola

1/4 de xícara de creme de leite fresco

1/3 de xícara de amêndoas (50 g)

2 talos de cebolinha

1 litro de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

3 cravos da índia

Noz moscada a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Queijo parmesão para gratinar




Preparo


1. Comece colocando a massa para cozinhar em água com sal. Escorra 2 minutos antes do tempo indicado pelo fabricante e coloque as conchinhas em um tabuleiro (se necessário dois) para resfriar, sem que uma fique dentro da outra.


2. Enquanto a massa esfria, prepare o recheio. Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo e adicione o queijo gorgonzola picado. Tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o creme de leite, as amêndoas e a cebolinha picadas e misture tudo. Reserve.


Para o molho bechamel


1. Derreta a manteiga em fogo baixo para médio e acrescente a farinha de trigo, mexendo com uma espátula até formar uma pastinha, o roux.


2. Adicione o leite frio e os cravos. Mexa com um batedor de arame até engrossar e desligue o fogo. A consistência é cremosa, mas ainda líquida.


3. Retire os cravos. Acrescente uma pitada de noz moscada moída ou ralada, a pimenta do reino e sal.


Montagem


1. Coloque o molho bechamel em uma assadeira grande. Recheie cada conchinha com a mistura de queijos, usando uma colher pequena.


2. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno em temperatura média pré-aquecida por 20 minutos ou até dourar.


Rendimento: 4 porções