
Eu amo empadão de frango, mas sempre tenho preguiça de fazer. Mas se tem uma coisa que tem me ajudado a ocupar o tempo nesse isolamento social, é fazer receitas demoradas e caprichadas. E essa torta de frango é assim: tem o preparo do recheio, que é feito em etapas, e tem o cuidado para fazer a massa e arrumá-la na forma. E com isso lá se vão umas boas horas de imersão na cozinha, com a recompensa de ter não só uma comida gostosa, mas que rende um montão! Eu uso a receita da Rita Lobo com algumas adaptações.

Ingredientes
Frango
1 peito inteiro de frango
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 folhas de louro 1 galho ou 1 colher de chá de alecrim 1 galho ou 1 colher de chá de tomilho
5 grãos de pimenta-do-reino
2 cravos-da-índia
3 xícaras (chá) de água
Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado
1 xícara de chá de caldo do cozimento
1 cebola
3 dentes de alho
2 tomates
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 gema de ovo
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Massa
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
1 lata de creme de leite com soro

Preparo
Frango
1. Descasque e corte a cebola em quatro partes. Leve à panela de pressão junto com o frango, a água, as folhas de louro, o tomilho, o alecrim e os cravos-da-índia e os grãos de pimenta.
2. Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado.
3. Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de uma xícara de chá.
4. Enquanto isso, desfie a carne com dois garfos e reserve.
Recheio
5. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Corte os tomates em cubos.
6. Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais um minuto.
7. Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa).
8. Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem.
9. Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa - cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino.
10. Desligue o fogo e reserve.
Massa
11. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos).
12. Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga - quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica.
13. Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.
Montagem
14. Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta.
15. Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro. Se não tiver um rolo, use uma garrafa enrolada em plástico filme.
16. Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa.
17. Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
18. Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões. Coloque o recheio de frango.
19. Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.
20. Leve ao forno e asse por 40 minutos ou até dourar.