Estrogonofe clássico



Um clássico que eu amo é o estrogonofe. Eu aprendi a fazer com o Jamie Oliver na televisão, mas essa receita de estrogonofe clássico conheci quando estudei no Senac e acho perfeita. É bem parecida com a do Jamie!


Ingredientes

500g de filé mignon 250g de cogumelo paris fresco 1 cebola 1 dente de alho 4 colheres de sopa de manteiga 400ml de creme de leite fresco 4 colheres de sopa de conhaque 200ml de vinho branco Chardonnay 1 colher de sopa de mostarda de Dijon 1 colher de sopa de páprica doce folhas de tomilho fresco folhas de alecrim fresco sal e pimenta do reino a gosto



Preparo

1. Corte o filé mignon em cubinhos. Em uma tigela, tempere com sal e pimenta, junte a mostarda de Dijon, a páprica, o tomilho e o vinho. Tampe com plástico filme e deixe marinar por pelo menos 1 hora na geladeira. 2. Retire a carne da marinada e reserve o líquido. 3. Aqueça metade da manteiga com as folhas de louro em uma panela larga. 4. Salteie o filé e flambe com o conhaque (coloque um pouco de conhaque na colher, acenda um fósforo e leve a colher à panela - veja também o vídeo no destaque "receitas"). 5. Quando o fogo apagar, retire a carne da panela e reserve. 6. Adicione o líquido da marinada e raspe o fundinho da panela. 6. Usando a manteiga restante, refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Depois, acrescente os cogumelos e deixe dourar levemente. 7. Junte o creme de leite, deixe reduzir um pouco e acrescente a carne. 8. Acerte o sal e a pimenta e sirva em seguida.


Rendimento: 4 porções