Frango assado perfeito


Nunca imaginei que fosse vivenciar uma pandemia, mas cá estamos, vivendo um dia de cada vez, longe da rua, da família e dos amigos. Eu já trabalhava home office antes do coronavírus, então minha rotina não mudou tanto. Ao mesmo tempo, TUDO em volta mudou! E pra manter a cabeça boa nesse momento complexo, ir pra cozinha tem sido meu porto seguro – na verdade, sempre foi, é perto das panelas que eu gosto de espairecer e esquecer do mundo lá fora!


Nos últimos dias tenho me dedicado a receitas mais demoradas. Não necessariamente complicadas, mas com vários passos, muito tempo de descanso e forno. E, pra esse ritual, nada melhor que um bom franguinho assado.


Esta receita é uma base pra você ir acrescentando o seu próprio tempero, incluindo os vegetais que preferir e que tiver disponíveis. Bom assado!


Ingredientes


1 frango inteiro

100g de manteiga com sal em temperatura ambiente

1/2 colher de chá de páprica picante

2 dentes de alho

2 ramos de tomilho

1 colher de chá de orégano seco

2 folhas de louro

Pimenta do reino a gosto


Para a salmoura

1 litro de água

5 colheres de chá de sal

1 colher de chá de páprica picante

2 colheres de chá de açúcar


Preparo


1. Retire os miúdos do frango (você pode usá-los para fazer uma farofa, se quiser). Lave bem a ave e coloque-a em uma bacia grande para fazer a salmoura. Encha a bacia com a água, misture o sal, a páprica e o açúcar, tampe com um plástico filme e deixe o frango submerso por 8 a 12 horas na geladeira.


2. Após a salmoura, descarte a água e seque o frango com papel toalha ou um pano limpo.


3. Prepare a manteiga de ervas misturando os dentes de alho espremidos, a páprica, o tomilho, o orégano e a pimenta do reino.


4. Cuidadosamente descole a pele do frango, de modo que você consiga colocar os dedos entre a carne e a pele.


5. Passe a manteiga de ervas por baixo da pele do frango, especialmente no peito, e também por fora, temperando-o por inteiro.


6. Coloque as folhas de louro dentro do frango (no lugar onde vêm os miúdos). Leve o frango a uma assadeira untada com azeite e acrescente os legumes de sua preferência para assar junto – cenoura, cebola, alho, batata etc.


7. Tempere os legumes com azeite, sal e pimenta. Salpique o frango com sal moído na hora.


8. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 1 hora. Nos 20 minutos finais, retire o papel laminado e deixe o franguinho dourar.


Dica: (1) se você não tiver tempo para fazer a salmoura, pode pular essa parte, mas ela faz toda a diferença para deixar a carne super macia; (2) o tempo de forno varia com o peso do frango. Para cada quilo, deixe assar 1 hora. Eu usei um frango orgânico pequeno com 1kg, então assei por 1 hora