Lasanha à bolonhesa



Confesso que foi difícil reunir todas as informações para escrever essa receita. Já faço há tantos anos que faço de cabeça e a cada vez mudo alguma coisa, de acordo com o que tem na geladeira. Se não tem massa fresca, uso massa seca, se não tem bacon improviso com linguiça, e assim vai.


Então a dica é: aprenda a base para fazer uma boa lasanha e depois vá dando seus toques :)


Ingredientes


Para a montagem


250 g de massa fresca pré-cozida para lasanha

100 a 150 g de queijo mussarela

100 a 150 g de queijo parmesão

Azeite para untar


Para o molho à bolonhesa


500 g de patinho moído

200 g de bacon defumado

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 litro de molho de tomate (de preferência caseiro; veja a receita aqui)

1 xícara de vinho tinto

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de tomilho

1 colher de chá de alecrim

1 colher de chá de páprica picante

Sal e pimenta do reino a gosto


Para o molho bechamel


1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de farinha de trigo

500 ml de leite integral

2 cravos

Noz moscada a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto



Preparo


Comece pelo molho à bolonhesa


1. Tire a carne da geladeira. É importante que ela não vá muito gelada à panela.


2. Corte a cebola e o alho em cubinhos pequenos. Corte o bacon em cubinhos pequenos (se for em fatias, corte tirinhas finas).


3. Aqueça uma panela grande em fogo médio. Coloque o bacon e deixe fritar até ficar dourado e a gordura derreter, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando estiver no ponto, adicione a cebola e refogue por mais 2 minutos, até murchar. Em seguida, acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto.


4. Aumente o fogo para alto. Abra espaços na panela, entre o refogado, e vá colocando montinhos de carne moída: separe porções pequenas com as mãos e vá distribuindo pela panela. Não mexa! A ideia aqui é que a carne doure bem, sem soltar muita água, mas, se necessário, mexa no refogado para não queimar. Depois que estiver dourada (mais ou menos 2 minutos), misture tudo e deixe dourar mais um pouco, sem mexer muito.


5. Depois que a carne estiver tostadinha, abaixe o fogo, acrescente o vinho tinto e raspe o fundo da panela - esses queimadinhos que ficam no fundo dão muito sabor ao molho.


6. Tempere com sal, pimenta do reino, páprica e as ervas. Acrescente todo o molho de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas com a panela tampada, mexendo de vez em quando.


Enquanto o molho cozinha, prepare o bechamel.


Para o bechamel


1. Derreta a manteiga em fogo baixo para médio e acrescente a farinha de trigo, mexendo com uma espátula até formar uma pastinha, o roux.


2. Adicione o leite frio e os cravos. Mexa com um batedor de arame (para não formar grumos de farinha) até engrossar e desligue o fogo. A consistência é grossinha e cremosa, mas ainda líquida.


3. Retire os cravos. Acrescente uma pitada de noz moscada moída ou ralada, a pimenta do reino e sal.


Montagem


1. Espalhe uma concha do molho a bolonhesa no fundo de uma assadeira retangular. Cubra com a massa de lasanha e acrescente uma camada generosa de molho a bolonhesa. Repita o processo até fazer três camadas de massa.


2. Por cima da última camada de massa, acrescente as fatias de mussarela. Cubra com o molho bechamel e polvilhe o queijo parmesão por cima.


3. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 30 minutos ou até dourar.


Rendimento: 6 porções