Moqueca de camarão e banana



Moreré, na Bahia, tem um lugar especial no meu coração <3


O lugar não só é lindo e paradisíaco, com aquele jeitinho tranquilo que só a Bahia sabe ter, mas também foi lá a primeira viagem que fiz com meu companheiro. Só memórias boas!


E foi lá também que conheci uma coisa maravilhosa que não me sai nunca da cabeça: a moqueca de banana da terra. Moreré não tem muitos restaurantes, mas digo que isso não faz falta. Durante uma semana almoçamos todos os dias no mesmo lugar, o Mar e Coco, um restaurante simples a beira-mar que só serve moquecas: de polvo, de camarão, de peixe, de lula, de siri, mista... todas com banana da terra.


E quando bate saudades de Moreré, é à moqueca que eu recorro! E essa é minha humilde homenagem a essa delícia bahiana.


Ingredientes


400g de camarão fresco (misturei cinza e VG)

2 cebolas 1 banana da terra madura 1 pimentão verde 1 pimenta dedo de moça

3 dentes de alho

2 tomates

1 limão

1/2 maço de coentro 1/4 de xícara de azeite de dendê

1/4 de xícara de azeite de oliva 500 ml de leite de coco


Preparo


1. Lave e retire as sementes do pimentão e da pimenta dedo de moça. Descasque os dentes de alho e uma cebola. Pique tudo grosseiramente, leve ao processador ou liquidificador e bata até formar uma pasta. Reserve.


2. No mesmo processador ou liquidificador, adicione os tomates lavados e cortados grosseiramente e o caldo do limão. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e bata até formar um suco. Reserve.


3. Fatie a outra cebola em rodelas. Lave e pique o coentro.


4. Em uma panela, de preferência de barro, aqueça o azeite de oliva. Refogue a pasta de pimentão, cebola, alho e pimenta por 3 minutos, sem deixar torrar. Tempere com sal e pimenta do reino.


5. Espalhe a pasta refogada no fundo da panela. Arrume as rodelas de cebola por cima preenchendo todos os espaços. Tempere as cebolas com sal e pimenta do reino.


6. Adicione o suco de tomate e limão, o leite de coco, o dendê e o coentro (reserve um pouco do coentro para finalizar o prato).


7. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos em fogo baixo.


8. Passados os 40 minutos, arrume os camarões na panela e as rodelas de banana. Tempere tudo com sal e pimenta do reino. Tampe a panela novamente e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até o camarão. ficar rosado.


9. Finalize com o restante do coentro picado.


Rendimento: 4 porções


Dica: tempere todas as etapas (o refogado, a cama de cebolas, os líquidos, o camarão e a banana) com sal e pimenta do reino.