Se você come carne e está com viagem marcada para o Uruguai, é muito provável que comer uma parilla esteja nos seus planos (se não estiver... faça me o favor!).
Mas o churrasco uruguaio é bem diferente do nosso, pelo menos do nosso aqui no Sudeste. Além de diferenças no preparo — o uruguaio faz churrasco na brasa de lenha e com uma churrasqueira diferente, com as carnes suspensas ou apoiadas na grelha inclinada —, há muita diferença também nos tipos de carne que você vai encontrar. Não espere uma picanha por lá (pelo menos não num churrasco raiz).

Eu sou a favor de comer, ou pelo menos provar, de tudo, mas confesso que quando estive no Uruguai fiquei intrigada com alguns cortes e relutei um pouco. Acho que isso é consequência de um trauma que adquiri na argentina depois de comer rins pela primeira vez (e desavisada) numa parrilla (já provei várias vezes e sigo provando, mas miúdo definitivamente não é a minha praia). Por isso, aqui vai um pequeno guia da parrilla uruguaia ou tudo que você precisa saber antes de comer um churrasco no Uruguai ;)
Cortes clássicos
Cuadril: alcatra
Asado ou asado de tira: costela cortada horizontalmente
Bife angosto: contra filé
Colita de cuadril: maminha
Matambre: capa de costela
Bife de chorizo: miolo do contra filé
Ojo de bife: corte redondo da ponta do contra filé
Entrecote: ponta do contra filé
Lomo: filé mignon
Vacio: fraldinha
Outros cortes
Chinchulin: intestino
Riñon: rim
Molleja: timo (uma glândula do boi)
Choto: intestino de cordeiro
Chorizo: linguiça
Morcilla: chouriço (linguiça de sangue)
Salchicha parrillera: linguiça fina
Pontos da carne
Jugoso: mal passado
A punto: ao ponto
Cocido: bem passado
E aí, vai ter coragem de provar uma molleja ou um chinchulin? Quero saber!