Onde comer em Botafogo

Onde comer em Botafogo: eis a questão.


Botafogo sempre foi pioneiro nas novidades gastronômicas, fosse nos tempos áureos da Cobal Humaitá ou do baixo Botafogo, que já passou por altos e baixos.


Recentemente muita coisa nova (e boa) abriu. Ruas que antes ninguém dava atenção hoje são o fervo da cidade, e há muitas opções de bares e restaurantes novos por lá. A Fernandes Guimarães é um bom exemplo: depois da abertura da CoLAB (obrigada, CoLAB), a rua se transformou no lugar mais cool da cidade e contagiou todo o quarteirão. O que antes era uma rua feia, abandonada e sem grandes atrativos agora é o must go.


Sempre que alguém me pede uma dica de onde ir eu sugiro Botafogo, pois tem opções para todos os climas, bolsos e ocasiões. Este guia de onde comer em Botafogo traz uma curadoria dos lugares que eu mais gosto no bairro, organizados por região. Sempre que conhecer um lugar novo que valha a pena entrar aqui, atualizo a lista!


Fernandes Guimarães e arredores


Hoba

Sorveteria, cafeteria e loja de plantas cool com sorvetes veganos.

Endereço: R. Fernandes Guimarães, 49 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 12h às 20h



CoLAB

Café, bar e restaurante com opções de café da manha, almoço e sanduíches, petiscos e drinks à noite. Durante a semana tem happy hour de 18h30 às 20h30 com dose dupla de drinks e chope. O espaço conta com 3 andares, incluindo um terraço. À noite é super agitado e de manhã e tarde é um ótimo lugar para levar o laptop e trabalhar.

Endereço: R. Fernandes Guimarães, 66 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 10h às 2h


South Ferro

Da mesma turma do Ferro e Farinha, o South Ferro é um restaurante asiático contemporâneo com ambiente simples e comida deliciosa de diversas regiões do sul da Ásia.

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 23 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 18h às 23h


Mono

Loja de roupas e objetos monocromáticos que também serve comidinhas e cervejas, com cadeiras de praia para sentar do lado de fora. É o novo ponto cool da Fernandes Guimarães, e fica no final da rua, quase esquina com a Arnaldo Quintela.

Endereço: R Arnaldo Quintela, 31A - Botafogo

Funcionamento: terça a sábado de 11h às 00h


Quartinho

Bar com ambiente maneiro, gente bonita, ótimos drinks e petiscos gostosos. Dizem que o sanduíche de coração de galinha é incrível, mas eu não gosto de coração.

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 124 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 18h às 02h


Liga dos Botecos

Mais tradicional, mas ótimo para comer comida de bar. O cardápio conta com uma curadoria dos pratos e petiscos dos botecos mais tradicionais do Rio, incluindo Botero, Bar da Frente, Momo e a famosa costela no bafo do Cachambeer.

Endereço: R. Álvaro Ramos, 170 - Botafogo

Funcionamento: terça a quinta de 17h às 00h00; sexta a domingo de 12h às 00h


Sorocaba e arredores


Chop Chop

Atualmente meu preferido em Botafogo. Restaurante com comidinhas de diferentes regiões da Ásia, ambiente simples mas aconchegante e preço ótimo.

Endereço: R. Mena Barreto, 90b - Botafogo

Funcionamento: terça a sábado de 18h30 a 1h.


Comuna

Bar com ótimas opções de sanduíches e comidas rápidas. Espaço descontraído com ambiente interno e externo, bom para drinks à noite. Tem um dos melhores hambúrgueres da cidade.

Endereço: R. Sorocaba, 585 - Botafogo

Funcionamento: terça a sexta de 12h a 1h30; sábados de 18h a 1h30 e domingos de 18h a 00h.


Angu do Gomes

O tradicional da zona portuária do Rio, com nova casa em Botafogo. A comida é simples e supergostosa, com cardápio enorme e, claro, as tradicionais opções de angu com carne moída, com miúdos e vegano.

Endereço: R. das Palmeiras, 80 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 11h às 23h (fins de semana até 00h30)


Voluntários da Pátria


Marchezinho

Bistrô e mercearia com pegada francesa e ingredientes nacionais. Aberto de manhã até a noite, tem ótimas opções de café da manhã, almoço do dia durante a semana e excelente carta de drinks e vinhos com bebidas locais. O menu de tapas é imperdível. Além do restaurante e bar, é possível comprar produtos de pequenos produtores para levar para casa, como pães de fermentação natural, queijos, compotas etc.

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 46 - Botafogo

Funcionamento: segunda a sábado de 10h a 00h.



Void

A loja mais cool da cidade é grudada na House of Food, que recebe cozinheiros toda noite. É bom ficar de olho nas redes pra ver o que tem de comida no dia, mas é sempre algo gostoso e fora da caixinha. O lugar também é ótimo pra tomar umas bebidinhas e ver o movimento.

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 31 Loja C e D - Botafogo

Funcionamento: segunda a sábado de 10h a 00h.


19 de Fevereiro


Cave Nacional

O destaque da casa é a ampla (e espetacular) carta de vinhos nacionais, mas o lugar também oferece ótimas opções para comer, incluindo ostras frescas às terças-feiras, com ambiente mais clima de jantar.

Endereço: R. Dezenove de Fevereiro, 151 - Botafogo

Funcionamento: terça a sábado de 17h a 00h


Hocus Pocus DNA

A cervejaria da Hocus Pocus tem um cardápio de (óbvio) cervejas, com 6 chopes fixos na torneira e o restante variável. No cardápio de comes, várias comidinhas e friturinhas gostosas, mas também sanduíches. A azeitona frita é imperdível.

Endereço: R. Dezenove de Fevereiro, 186 - Botafogo

Funcionamento: segunda a sábado de 12h a 1h


Azeitonas fritas da Hocus Pocus DNA


Aqui No Copo

A cervejaria recém-reinaugurada fica onde antes era a Verace Rio e no cardápio conta com as clássicas comidas de bar, mas com várias ótimas opções veganas e vegetarianas. Nas torneiras, várias opções de cervejas artesanais, mas também drinks on tap, além de carta de drinks com bebidas nacionais e orgânicas.

Endereço: R. Dezenove de Fevereiro, 188 - Botafogo

Funcionamento: terça a sábado de 17h a 1h


Baixo Botafogo e arredores


Cobre

Próximo do Fuska Bar, a Cobre fica numa casa com ambiente agradável e ótimo pra tomar umas bebidinhas à noite. No cardápio, pizzas e steaks. Na parte de bebidas, carta de vinhos, de drinks e chope Colorado.

Endereço: R. Visc. de Caravelas, 149 - Humaitá

Funcionamento: terça a domingo de 18h a 00h


Coltivi

Restaurante e pizzaria moderninho e elegante. As pizzas e as entradas são todas diferentes, e você pode escolher os recheios com três tipos de massa, tudo com uma pegada contemporânea.

Endereço: R. Conde de Irajá, 53 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 19h a 1h


Domenica

Próxima da Coba Humaitá, a Domenica começou na Tijuca e abriu em Botafogo num casarão antigo. A pizza é mais fina e bem gostosa.

Endereço: R. Capistrano de Abreu, 45 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 18h a 00h


Be+Co

Uma espécie de vila gastronômica com vários restaurantes-contêiner. Tem muitas boas opções, com destaque para o peruano Ají Marisqueria, com ceviches fresquíssimos e ostras. O Be+Co é bem informal, com mesas coletivas, e uma ótima opção para ir em grupo e quando cada um quer comer uma coisa.

Endereço: R. da Matriz, 54 - Botafogo

Funcionamento: terça a sexta de 17h a 00h; sábado de 12h a 00h e domingo de 13h a 00h


Galeto Sats

Um clássico com galeto, linguiça, coração e tudo que um restaurante na brasa tem direito. Baladinho e aberto durante a madrugada toda, é ótimo pra tomar aquela saideira.

Endereço: R. Real Grandeza, 212 - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 11h30 às 5h



Praia de Botafogo e arredores


Mazzo

Pizzaria que funciona em um casarão todo lindo e reformado. Pizzas individuais, estilo napolitano.

Endereço: R. Muniz Barreto, 618 - Botafogo

Funcionamento: de terça a domingo de 18h a 23h


Quarto Moro Sardo

Um lugarzinho pequeno, com luz baixa e muito charmoso. A pizza é excelente, estilo napolitano, com massa bem leve, muito tomate e muita borda. A carta de vinhos é excelente.

Endereço: R. Visc. de Ouro Preto, 5 - Loja E - Botafogo

Funcionamento: diariamente de 11h30 às 23h


Zaire Burguer

Pequena hamburgueria na tranquila Rua Assunção com ótimas opções de hamburgueres vegetarianos e ambiente bem jovem. Sempre peço o blend de cogumelos da casa, é sensacional.

Endereço: R. Assunção, 153 - Botafogo

Funcionamento: terça a domingo de 17h às 23h30; sábados de 19h a 00h


Fica a dica

Conhece o Duo Gourmet? É um aplicativo em que você faz uma assinatura mensal ou anual e pode usar em vários restaurantes da cidade em um esquema 2 por 1: você pede um prato principal e ganha outro de igual ou menor valor. Dá uma boa aliviada na conta!


Dessa lista, aceitam o Duo Gourmet: Cave Nacional, South Ferro, Coltivi, Mazzo, Galeto Sat's e Cobre.


Para ganhar 31 dias para experimentar grátis, use o código CAROLINA4E