Panzanella - salada de pão e tomates



Quando eu era criança, na cozinha dos meus pais tinha um saco de tecido com fecho de cadarço que ficava pendurado perto da geladeira e era onde minha mãe guardava pães franceses que estavam ficando velhos. Nada se desperdiçava! E quando o saco ficava mais ou menos cheio, todos os pães viravam torradinhas. Aqui em casa pão velho tem dois destinos: crouton ou panzanella. E quando tem um sourdough esquecido na geladeira ou na bancada, já duro, eu quase fico feliz, porque panzanella é uma salada de encher barriga e coração.


A receita varia com o que tem em casa, mas com duas constantes: muito azeite e pão. Esta foi com tomates bem maduros, um pouco de manjericão da horta e salsa. Mas vale colocar legumes grelhados, pepino sem as sementes... o que der na telha.

Ingredientes


500g de tomate 2 fatias grandes de sourdough, focaccia ou ciabatta dormidos 1/2 xícara de azeite 1/2 cebola 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto Sal e pimenta a gosto Manjericão e salsa a gosto

Preparo


1. Corte a cebola em meia luas e deixe de molho em água gelada por pelo menos 30 minutos para tirar o ardido.


2. Esprema o dente de alho. Corte o pão e os tomates grosseiramente, sem desperdiçar o caldo. Coloque em uma tigela junto com os temperos.


3. Regue com o azeite e o vinagre e tempere com sal e pimenta.


4. Deixe tomar gosto por 30 a 60 minutos e sirva.


Rendimento: 4 porções como acompanhamento ou 2 como principal