Peixe com harissa, canela e mel


Receita de peixe com harissa


Eu adoro especiarias, mas costumo achar canela enjoativa em coisas doces. Já em pratos salgados eu amo, e tenho experimentado bastante coisa com ela — assados e cozidos principalmente. Essa receita é uma delas: peixe cozido com harissa, um molho de pimenta típico do norte da África, canela, mel e coentro. Deixa a casa toda perfumada e, apesar dos sabores diferentes, é bem fácil de fazer.


Pro preparo peguei uma boa carona numa receita de goraz frito do Ottolenghi, do livro Jerusalém, em que ele também usa água de rosas e groselha. Adaptei e simplifiquei com as coisas que tinha à mão e servi com arroz basmati.


Ingredientes


3 colheres de sopa de harissa

1 e 1/2 colher de chá de cominho em pó

600 g de filés de peixe branco (usei o olho de cão)

1 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar

2 cebolas médias fatiadas em meia lua

100 ml de vinagre de vinho tinto

1 colher de chá de canela em pó

1 e 1/2 colher de sopa de mel

4 colheres de sopa de coentro picado

1 limão siciliano

200 ml de água

azeite para fritar

sal e pimenta do reino a gosto


Preparo


  1. Corte o peixe em filés e coloque em uma marinada com metade da harissa, o cominho em pó e 1/2 colher de chá de sal. Esfregue a pasta nos filés de peixe e deixe marinar por 30 minutos a 2 horas na geladeira.

  2. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira larga. Polvilhe farinha nos filés de peixe e bata para tirar o excesso. Frite os filés em fogo médio/alto por 1 minuto de cada lado. Reserve o peixe.

  3. Na mesma frigideira, esprema o caldo do limão siciliano e raspe com uma colher de pau. Adicione as cebolas fatiadas e refogue até murchar, por mais ou menos 5 minutos.

  4. Acrescente o restante da harissa, o vinagre, a canela, 1/2 colher de chá de sal e pimenta do reino. Adicione 200 ml de água, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos com a panela tampada.

  5. Adicione o mel e cozinhe por mais 2 minutos. Volte os filés de peixe para a panela e cozinhe mais 2 minutos.

Sirva com arroz basmati ou cuscuz marroquino.


Rendimento: 4 porções