Ragu de pernil



Uma das coisas que mais gosto de cozinhar é ragu. Adoro ver os sabores se misturando na panela, se transformando à medida que os ingredientes vão cozinhando... sem contar o cheiro, que toma a casa toda!


Gosto muito dos ragus de carne de porco, especialmente de pernil, que desmancha e cria o molho perfeito. E para isso uso muito a panela de pressão, que acelera um tanto o preparo.



Ingredientes


1 kg de pernil de porco sem gordura

150g de bacon

1 cebola

2 dentes de alho

2 latas de tomate pelado

1 lata de água

1 colher de chá de páprica picante

1 colher de chá de tomilho seco

1 colher de chá de orégano seco

2 folhas de louro

Sal e pimenta do reino a gosto

Salsa e cebolinha a gosto



Preparo


Corte a cebola e o alho em cubinhos. Fatie o bacon e corte o pernil em cubos grandes. Reserve.


Aqueça a panela de pressão. Adicione o bacon e deixe a gordura derreter um pouco. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Depois adicione o alho e refogue por mais um minuto. Retire todo o conteúdo da panela e reserve.


Na mesma panela, acrescente os cubos de pernil e deixe dourar, sem mexer. Depois vire à carne para dourar do outro lado. Se a sua panela for pequena, faça isso em duas levas.


Depois que o pernil pegar cor, adicione as duas latas de tomate pelado e a medida de uma lata de água filtrada. Junte a cebola, o alho e o bacon e acrescente os temperos. Misture, tempere com sal, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo alto. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte 45 minutos.


Depois de cozido, deixe o vapor sair da panela e abra. Desfie levemente a carne e retire a folha de louro. Corrija o sal, se necessário, e sirva com angu, polenta ou massa.