Risoni com cogumelos



O risoni, também conhecido como orzo, é uma massinha em formato de arroz (daí o nome!) super versátil. Pode ser servido como acompanhamento, na manteiga, ou como prato principal, como é o caso aqui, preparado quase como um risoto. Essa preparação que mistura cogumelos secos e frescos é bem comida-conforto, para se comer na tigela, até de colher!


Ingredientes

500g de risoni

50g de funghi secchi

200g de shimeji

1 cebola pequena

1 dente de alho

500 ml de caldo de legumes

1/2 xícara de creme de leite fresco

1 colher de sopa de manteiga

1 litro de água

Lascas de parmesão para servir

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo


1. Vamos começar hidratando o funghi. Coloque o funghi secchi em uma tigela e adicione 1 litro de água quente. Deixe descansar por 30 minutos.


2. Enquanto isso, corte a cebola e o alho em cubinhos pequenos. Limpe e corte os cogumelos shimeji grosseiramente. Reserve.


3. Coloque os 500 ml de caldo de legumes em uma panela. Coe o funghi secchi e adicione a água usada para hidratá-lo à panela com o caldo. Quando esse caldo de legumes com funghi começar a ferver, adicione o risoni. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com as especificações do fabricante. Mexa de vez em quando para não grudar.


4. Enquanto o risoni cozinha, pique o funghi secchi hidratado. Reserve.


5. Derreta a manteiga em uma panela larga. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Em seguida adicione o alho e refogue por mais 1 minuto, mexendo sempre.

6. Junte o shimeji, tempere com sal e pimenta do reino. Quando o cogumelo começar a murchar, adicione o funghi secchi picado e o creme de leite fresco.


Adicione o risoni cozido ao refogado de cogumelos junto com o caldo do cozimento. Misture bem, acerte o sal e a pimenta, se necessário, e sirva em seguida com lascas de parmesão.


Rendimento: 6 porções