Risoto de abóbora e gorgonzola




Risoto é um clássico aqui de casa e, em tempos de quarentena, nada como uma comfort food pra acalmar barriga e coração.


O legal do risoto é que, sabendo fazer a base, você pode variar nos ingredientes à vontade. Neste daqui, fique livre para substituir o queijo gorgonzola por provolone ou queijo de cabra - qualquer queijo mais forte dá conta do recado. A abóbora pode ser a que você preferir; eu usei a pescoço, mas pode ser moranga ou cabotiá, o efeito será o mesmo. As castanhas de caju podem ser substituídas por castanhas do Pará ou nozes, vai do que tiver na despensa ;)


Ingredientes


500g de abóbora 200g de queijo gorgonzola

1 cebola pequena

1 dente de alho

2 xícaras de arroz arbóreo

1/4 de xícara de castanha de caju

100 ml de vinho branco

100g de queijo parmesão ralado

50g de manteiga

Sal e pimenta do reino a gosto

Tomilho a gosto


Caldo

1 cebola

1 aipo

1 dente de alho

1 cenoura

Louro e tomilho

Sal e pimenta do reino a gosto


Preparo

1. Descasque a abóbora e corte-a em cubos. Leve ao forno médio por 20 minutos em uma assadeira com azeite, sal, pimenta do reino e tomilho. Depois de assada, faça um purê com a abóbora e o tomilho. Reserve.


2. Prepare o caldo. Corte os legumes grosseiramente e leve para cozinhar em uma panela com 1 litro de água. Adicione uma folha de louro e um ramo de tomilho. Tempere com sal e pimenta do reino – o caldo deve estar bem temperado, pois é ele que dará sabor ao risoto!


2. Pique a cebola e o alho. Em uma panela ou frigideira larga, adicione um fio de azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho, tempere com sal e pimenta e refogue por 1 minuto.


3. Adicione o arroz e mexa bem. Adicione o vinho branco e deixe evaporar, sem parar de mexer. O vinho é responsável por liberar o amido do arroz e deixá-lo cremoso.


4. Misture o purê de abóbora ao risoto e acrescente o queijo gorgonzola picado. Em seguida,adicione uma concha do caldo de legumes quente, sem parar de mexer. Depois que o caldo for absorvido pelo arroz, coloque mais uma concha e vá repetindo o processo até que o arroz esteja macio, mas al dente, sem parar de mexer (aprox. 20 minutos).


5. Depois que o arroz estiver no ponto, adicione a manteiga, o parmesão e as castanhas picadas e mexa bem. Corrija o sal e a pimenta, se necessário, e sirva em seguida.


Rendimento: 4 porções