Salada de pera




Quando fui ao Uruguai, visitei um amigo que estava em El Caracol, próximo de José Ignácio, fazendo um curso sobre as técnicas do fogo com o Francis Mallmann. Fiquei dois dias na cabana que ele alugou pelo Airbnb e cumpri a terrível tarefa de ser sua cobaia de receitas.


Uma das receitas que ele preparou foi uma salada de pera tostada que foi inesquecível. O preparo envolvia colocar as peras direto na brasa de lenha e depois descansá-las em uma salmoura agridoce, coisa que não deu pra reproduzir no meu apartamento, então tive que bolar uma solução. No fim das contas acabei não só mudando a técnica, mas também o molho.


Tá aí uma salada simples e gostosa, ótima pra acompanhar assados ou pra comer sozinha mesmo – ela dá conta do recado.


Ingredientes

2 peras 1 maço de rúcula 70g de parmesão (mais ou menos 1/2 xícara) 1 colher de chá de manteiga


Molho 1/4 de xícara de creme de leite fresco

1 colher de sopa de azeite 1 colher de sopa de vinagre de maçã 1/2 colher de chá de mostarda de Dijon sal e pimenta do reino a gosto


Preparo

1. Aqueça uma frigideira. Corte as peras em metades e pincele a parte da polpa com manteiga. Grelhe por 4 minutos e deixe esfriar.


2. Para o molho da salada, misture todos os ingredientes e mexa com o fouet até ficar homogêneo.


3. Coloque as folhas de rúcula lavadas e secas em uma tigela. Acrescente o molho e misture para que todas as folhas fiquem molhadas. Acrescente o parmesão ralado ou em lascas e as peras. Sirva em seguida.


Dica: use o descascador de legumes para fazer lascas do parmesão.


Rendimento: 4 porções