Salada de tomate e pepino com molho de tahine


A receita deste molho de tahine é do Yotam Ottolenghi, do livro Jerusalem, publicado pela Companhia das Letras. É um ótimo coringa para se ter na geladeira e acompanhar saladas, kibes e outros pratos.


Aqui servi com uma salada bem fresca de tomate, pepino e coentro.


Ingredientes


150 g de tahine

120 ml de água

2 colheres de sopa de caldo de limão siciliano

1 dente de alho amassado

1/4 de colher de chá de sal

2 pepinos

4 tomates italianos Folhas de coentro a gosto


Preparo


Para o molho


1. Antes de começar, misture o tahine no próprio recipiente, raspando o fundo com uma colher para misturar os sólidos e os líquidos.


2. Coloque numa tigela média e adicione água, o caldo de limão, o alho e o sal. Mexa até obter um molho espesso, com a consistência um pouco líquida. Se necessário, adicione gotinhas de água. Armazene em um vidro fechado na geladeira por até 1 semana.


Dica: para facilitar, gosto de misturar direto em um pote de vidro e sacudir bem para misturar os ingredientes. Depois, armazeno no mesmo pote na geladeira.


Para a salada


1. Corte os pepinos longitudinalmente e retire a polpa com a ajuda de uma colher. Depois, fatie os pepinos em meias-luas.


2. Corte os tomates quatro partes: primeiro em metades, ao comprido, e depois em metades novamente. Retire a polpa (guarde e use para fazer um molho depois!) e corte os tomates em fatias.


3. Adicione os pepinos e tomates em uma tigela, misture o molho de tahine e finalize com folhas de coentro picadas.


Serve 4 a 6 porções