Xarope para adoçar bebidas



O xarope é uma mistura açucarada usada para adoçar todo tipo de bebidas, como chás, sucos e drinks. A proporção é sempre a de 1 para 1: 1 xícara de água para 1 xícara de açúcar. Se quiser fazer menos, é só usar 1/2 xícara de água para 1/2 xícara de açúcar e por aí vai. Com essa base, é só saborizar o xarope com o que quiser.


A receita base é apenas água com açúcar. Aqui vou deixar a receita do xarope de gengibre, meu favorito do momento. Se quiser fazer de outro sabor, substitua o gengibre por outro ingrediente: folhas de hortelã, cascas de laranja ou tangerina, capim limão, alecrim, alfazema... vai do seu gosto e criatividade :)


Xarope de gengibre


Ingredientes


1 gengibre grande (o suficiente para encher 1 xícara de gengibre fatiado)

1 xícara de água

1 xícara de açúcar


Preparo


Dissolva o açúcar na água. Misture o gengibre e ferva em fogo baixo com a panela tampada por 15 a 20 minutos. Deixe esfriar e coe.


Armazene na geladeira por até 2 semanas.


Importante: se for fazer em menor quantidade, fique de olho na panela, pois o tempo de cozimento pode ser menor - caso endureça depois de frio, basta adicionar um pouco mais de água. O ponto do xarope é bem líquido: deve ficar como uma água melada.


Dica: esse modo de preparo serve para xarope de cascas de frutas e folhas secas. Se for usar ervas frescas, como hortelã, 5 minutos de fervura já basta.


Dica 2: guarde as sobras do gengibre fervido no xarope para bater com uma limonada. Fica ótimo!


Veja aqui receitas de drinks com xarope:


Gin com gengibre e hibisco

Mate com hortelã e vodca